Diário de uma garota no volante: Primeiros passos

05 agosto 2014
 
Olá meus amores, tudo bom?
Hoje o post vai ser diferente. Há uns dias atrás, comentei com algumas amigas blogueiras que iria começar a tirar habilitação. Tem um bom tempo que eu venho pensando nisso e finalmente tomei vergonha na cara para poder tirar a bendita da carta de motorista.
Bom vai ser uma série de posts e vídeos que irei fazer contando a minha experiência em tirar a minha primeira habilitação e como é dirigir em São Paulo, então para começar eu irei falar um pouco do local e o que normalmente precisa para se tirar carta.


A auto escola que eu escolhi para tirar a habilitação foi a mesma que minha mãe tirou a alguns anos atrás, por conta dela eu já sei mais ou menos como funciona o sistema de cadastro e tal, mas eu fui até lá para eu poder ter as informações atualizadas para eu não passar nada errado para vocês.

A primeira coisa que você tem que fazer depois de escolher a autoescola é pedir todos os valores, informações necessárias e saber de qual documentação precisa apresentar, no meu caso tive que levar uma documentação antes de ir ao Detran, para que o próprio funcionário pudesse me cadastrar no site do Detran e agendar a minha ida até lá para coletar as digitais, tirar foto e conferir se toda a documentação esta correta. Bom não sei exatamente se é o mesmo processo para todas as auto escolas, lembrando que estou passando para vocês a minha experiência esta bem?

Bom fui levar a documentação no dia 17/07 para agendar a data para eu ir no Detran e por sorte ou talvez a minha vontade de tirar carta de motorista logo, tinha data para o dia seguinte que foi dia 18/07 e por incrível que pareça eu não precisei ir até o shopping Aricanduva para ir no Detran, pois tinha horários e vagas no Poupatempo próximo da minha casa, o que facilitou de mais a minha vida.

Marry você disse que antes de agendar uma data no Detran, você precisou levar alguns documentos, quais documentos foram esses? Bom os documentos são poucos apenas três, mas acredito que varia de autoescola para autoescola e esses documentos foram o meu RG, CPF e um comprovante de residência. Como atualmente eu estou morando com os meus avós, precisei levar a minha certidão de nascimento, pois todos os comprovantes de residência (conta de água ou luz) estão no nome do meu avô e para provar que ele é meu avô precisei levar minha certidão, mas caso você more com os seus pais, acredito eu que não precisará levar pois o nome dos seus pais estarão no seu RG e se você morar sozinho também não precisará levar pois esta no seu nome, meio obvio né Marry?! Deeer HAHAHA.

PS: Gente aconteceu uma coisa comigo, mas quem tiver RG de menor de idade também vai acontecer. Quando fui ao Detran no dia 18/07, o moço que me atendeu explicou que quando temos o RG de quando éramos menor de idade o Detran não aceita ai manda a documentação de volta, fazendo com que a pessoa que vai tirar a habilitação faça um novo RG mostrando que já é maior de idade. Então tive que agendar uma data para refazer o meu RG e tive que reagendar uma nova data para ir ao Detran novamente.

Bom depois que fiz um novo RG, esperei uma semana para ficar pronto (tempo normal de todos os Poupatempo ou afins que fazem documento de identificação), ficou pronto no dia 30/07 e eu fui buscar no dia 31/07 e nesse mesmo dia eu marquei um novo retorno ao Detran, marquei para o dia 01/08 e aguardei ansiosamente o dia.

Bem, chegou dia 01/08 separei todos os documentos necessários para levar e fui até o Poupatempo que eu tinha ido à primeira vez, passei pela triagem e peguei uma senha, esperei coisa de 3 minutos e logo fui chamada. Já na mesa conversando com o atendente, entreguei todos os documentos necessários, esse atendente me explicou que pelo fato de eu morar com os meus avós eu teria que assinar uma declaração de residência, pois eles só poderiam enviar a documentação sem essa declaração se o comprovante de residência fosse da mãe, pai, irmão ou filhos que são parentes de primeiro cargo (não me lembro exatamente o termo que ele usou, então fica como cargo ok?), mas como esse não era o meu caso eu tive que fazer essa declaração.

Sobre a declaração, eu mesma preenchi as coisas e assinei viu então gente se vocês moram com os avós ou alguém responsável que não for pai, mãe, irmão vocês precisaram fazer essa declaração esta bem? Depois disso eu fiz um ditado, preenchi o necessário e ele falou um textinho e eu escrevi nesse mesmo papel.

Depois de tudo isso, esperei chamarem a minha senha novamente para que eu pudesse coletar as digitais e tirar foto, confesso que minha foto ficou horrível porem não estou nem ai, não irei ficar mostrando minha habilitação para todos na rua mesmo HAHAHA. E por ultimo, levei os documentos com o carimbo do Detran em T-O-D-O-S os documentos.

PS: isso for exigência da autoescola que eu procurei, não sei se todas as autoescolas são assim. 
Ai conversei com o moço que me atendeu na autoescola e perguntei os horários que tinha para fazer o exame psicotécnico e exame médico e ele disse que não precisava marcar, era só chegar e esperar. Bom não demorei muito para ser atendida, entreguei os documentos que eu deixei na autoescola, detalhe: passei na autoescola para pegar esses documentos para poder fazer a minha ficha de cadastro.

Bem depois disso fui chamada para fazer o exame psicotécnico, bom tive que prestar atenção em alguns desenhos principais e eu tinha que achar eles no meio de um monte de desenho, depois disso tive que pegar uma pasta que tinha vários desenhos separados e eu tinha que ver qual completava qual e responder em outra folha e para finalizar tive que ficar fazendo risquinhos na vertical e quando a mulher falasse “sinal” eu teria que fazer um risco na horizontal, depois que ela falou “sinal” por cinco vezes tive que contar cada risquinho na horizontal e anotar em um quadrinho, o bom de tudo isso é que eu passei nesse exame, vivaaaaa \o/.

Depois desse exame psicotécnico eu esperei pouca coisa e fui chamada para fazer o exame médico, tive que fazer um exame básico de vista com as letrinhas longe com os dois olhos, depois olhei em uma maquina falei as cores que o medico perguntou que tinha lá, apareceu uma luz do nada e ai ele me perguntou que letra tinha aparecido na tela, por fim mexi mãos e pés e ele me perguntou se eu tinha quebrado algum membro do meu corpo e eu disse que não. Ele fez algumas anotações e pronto, passei nesse exame também :D

Depois disso colhi digitas novamente para o cadastro deles e ai fui à autoescola marcar as minhas aulas teóricas, dai fiz mais um cadastro lá para controle deles e pronto, quarta-feira dia 06/08 eu começo as minhas aulas teóricas, são nove dias de aulas teóricas depois tem uma prova e ai pego um certificado. Pegando esse certificado, apresento na própria autoescola eu já começo as minhas aulas praticas.


Bom meus amores, eu sei que o post ficou gigantesco, mas tentei passar a maior quantidade de informações possíveis para vocês, caso tenha alguma duvida podem me mandar um e-mail, me chamar no facebook ou no twitter que eu estarei respondendo a todas as perguntas esta bem? Assim que começarem as minhas aulas teóricas eu estarei fazendo outro post falando sobre elas esta bem?
Eu espero que vocês tenham gostado deste post e se gostaram compartilhem com os amigos que estão prestes a tirar a carteira de habilitação para mostrar a minha experiência e para eles não passarem pelas mesmas coisas que eu tive que passar, assim um vai ajudando ao outro. Comentem bastante e se vocês passaram por isso ou coisas do tipo, também comentem para eu poder saber da experiência de vocês com a habilitação. Um mega beijo e até a próxima.

2 comentários:

  1. Gostei do post, ainda não tenho idade parar dirigir mais é um sonho haha
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é sempre bom dividir os acontecimentos com vocês, mas em breve você poderá dirigir sim.
      É sempre um sonho de todos poder dirigir e não depender mais de caronas :D
      Beijos ♥

      Excluir