Parabenos: O que são e é bom para nós?

28 setembro 2016
  ,
Oi, oi, tudo bom? Tudo bem?

Hoje venho trazer para vocês mais um post sobre cabelos e como eu havia falado nos outros posts, não é para nenhum tipo de cabelo especifico, é apenas um post de informação para vocês, assim vocês ficam cientes do que pode ser bom para o cabelo de vocês ou não, isso ao meu ver ta minha gente?

Bom agora é a vez dos Parabenos, vou explicar para vocês o que é, se é bom para nós ou não e se eles podem ajudar a gente de alguma forma, já vou adiantando que se tiver alguma duvida em relação ao post é só comentar que eu irei responder com o maior prazer, então vamos lá!!

O que são os parabenos?


Parabenos são componentes químicos que servem para conservar os cosméticos, ou seja, são conservantes sintéticos. Ele é muito usado em produtos de pele como: cremes hidratantes, cremes de barbear, loções e outros, produtos de cabelo como: condicionadores e máscaras capilares, produtos infantis e outras coisas mais.

Esses componentes quimicos mais comuns são os metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno e por serem bons conservantes e de baixo custo, isso faz com que as fabricas tenham bons lucros.

Qual é o problema dos parabenos?


Um estudo cientifico feito no ano de 2004 mostrou que os parabenos estavam presente em tecidos de tumores, ou seja, os parabenos estavam associados aos tumores. Os tumores estudados eram mamários ( mais conhecidos como cancer de mama ) e eram de mulheres que faziam o uso de antitranspirante que continham parabenos.

Alguns pesquisadores discordam dessa ligação entre os parabenos e o câncer de mama e criticam a forma como foi feita essa pesquisa, mostrando falhas nesse estudo, porem isso foi o suficiente para começar discussões sobre conservantes, se era bom utiliza-los ou não e se era associado aos casos de cancêr de mama.

Outros estudos mostram que quando aplicados na pele, os parabenos tem uma reação diferente do que nos alimentos, fazendo com que haja um envelhecimento precoce da pele, pois eles acabam reagindo com uma ezima que ajuda o organismo a eliminar os estrogênio e quando essas enzimas param de funcionar acaba resultando em um aumento de estrogênio. O aumento do estrogênio também pode causar problemas como: depressão, ansiedade, retenção de liquidos, falta de concentração e outros.

De acordo com a ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ) os parabenos estão controlados nas formulas que são vendidas aqui no Brasil, elas apresentam quantidades dentro dos limites estabelecido pelos mesmo, limite esses que concentrações maximas são de 0,4% individualmente e no máximo 0,8% no produto em geral.


Vamos evitar os parabenos?


Assim não tem nada 100% falando que eles fazem mal para nós, mas também fica aquela incerteza, então algumas pessoas preferem evitar eles de alguma forma, hoje em dia já existe produtos que esta bem explicito que são produtos SEM PARABENOS, isso escrito desse jeitinho, eu mesma já comprei um shampoo anti-residuo que esta escrito dessa forma.

Bom, como não achei só os produtos que não tem parabenos então decidi fazer diferente, trouxe para vocês marcas que não utilizam parabenos em suas composições, ou seja, empresas que querem te ajudar a manter o cabelo lindão.



PS: A Surya Brasil tem algumas linhas de produtos que são livres de parabenos, então da uma pesquisadinha antes de sair comprando ok?

Ok, foi muita informação eu entendo, mas também vem ver os posts sobre Petrolatos e se eles são bons para o nosso cabelo, Co-wash e por fim como fazer pre-poo que é ótimo para cuidar do seu cabelo. 

É isso minha gente, espero que vocês tenham gostado do post de hoje, como eu falei comentem se tiverem alguma duvida, me contem se foi um post esclarecedor para vocês, se ajudou vocês de alguma maneira, compartilhem com seus amigos e amigas, um mega beijo e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário