Petrolatos: o que é e como isso pode estragar o seu cabelo

12 setembro 2016
  ,
Oi, oi, tudo bom? Tudo bem?

Em posts passados eu falei sobre o que é co-wash e como fazer, além de falar sobre o pré-poo de como cuidar do seu cabelo antes de usar o shampoo. Só que dessa vez trago mais um post sobre cabelos, mas é sempre para ajudar vocês e dessa vez também não é para nenhum tipo de cabelo expecifico, é a penas informações sobre produtos que podem estragar o seu cabelo.

Acredito que tenha bastante gente falando sobre esse tipo de assunto, mas eu decidi trazer para vocês essas informações também, pensei muito em fazer esse post e acho que vai ser algo que vai ser dividido, pois ficaria muito assunto para um post só. Então hoje iremos ver somente sobre os Petrolatos, depois falarei sobre Parabenos e por fim Sulfatos ok?

Estou fazendo isso justamente para não ficar cansativo para vocês, pois é muita informação que eu encontrei e acho que ficaria muita coisa pra vocês digerirem, então não se preocupem ok? Lembrando que eu pesquisei bastante sobre o assunto, mas caso tenha algo que eu não citei no post, comentem que eu atualizo a informação esta bem? Então vamos ao que interessa.

O que é Pretrolatos?


Petrolatos é um dos derivados diretamente do petróleo cru, ou seja, aquele que o pessoal tira lá do fundo do poço. Assim que esse pessoal tira a parafina dele, fica somente os oleos pesados, aqueles que tem um aspecto gelatinoso. E por incrivel que pareça ele é comercializado como vaselina, oleo mineral ou parafina liquida.

Essas substancias que ficam depois que retiram a parafina do petróleo, são substancias que é utilizada em remédios, cosméticos e produtos de cabelo. É tão usado que usamos a vasilina, tanto liquida quanto em gel, para passarmos em machucados e afins, além de ajudar a aliviar a dor de queimadura ( sim, eu já usei vasilina liquida para amenizar a dor de queimadura de sol ).

O fato de vocês encontrarem os pretolatos em produtos de beleza ( vamos por em geral, cabelos, maquiagem e afins ) é que ele é super emoliente e também tem baixo custo para as empresa, ou seja, o valor que a empresa pagaria por ele é um valor muito baixo, por isso é encontrado em tantos lugares.


Mas como eu acho esses pretolatos nos produtos capilares?


Você vai encontrar nomes parecidos com o que eu mostrarei aqui ou até mesmo eles no rótulo, logo abaixo do Modo de usar de cada produto.

  • Parafinum Liquidun (parafina liquida)
  • Mineral Oil (óleo mineral)
  • Petrolatun (pretolato)
  • Isoparafin (isoparafina)
  • Vaselin (vaselina)
  • Dedeceno (dodecano)

Porque ele faz mal para o nosso cabelo?


Bom, eles só trazem aquela sensação de macies, nutrição e hidratação, mas na verdade ele só mascara a real forma do cabelo, ou seja, não ajuda em nada, só dá ma falsa sensação de que esta tudo ok. O que exatamente os pretrolatos fazem é dar aquela melhorada no cabelo a curtissimo prazo, tipo té a proxima vez que você lavar, mas se for ver a médio e longo prazo eles se acumula nos fios do nosso cabelo, entope os poros do nossos fios e isso pode até causar problemas no crescimento do nosso cabelo.

E vai pensando que o óleo mineral é bom para o cabelo, ele também ajuda a estragar o seu cabelo e ficar com a aparecia boa por pouco tempo, as pessoas tem mania de falar que ele é nutritivo, mas não é coisa nenhuma viu, por isso use os óleos vegetais para fazer a umectação ok?


Eu quero me vi livrar dos petrolatos, como eu faço?


Bom se você quer realmente se livrar de todos os pretolatos, é melhor você passar horas e horas lendo rótulo na hora de comprar qualquer produto em farmacias, perfumaria, mercados ou em qualquer outro lugar que você tem costume de comprar as coisas.

Mas assim, você não precisa ser tão radical e jogar tudo o que tem de petrolato fora, basta você não usar com tanta frequencia, usar só nas horas da emergencia mesmo ou quando você quiser aquele resultado em 5 minutos sabe?

Alguns produtos que tem petrolatos em sua composição


1 - Silicon Mix bambu / 2 - Óleo concentrado de Macadamia - Yenzah / 3 - Cachos Poderosos Garnier / 4 - Mascará de hidratação Azeite de Oliva - Novex / 5 - Keratin Smooth - Tresemme

Então é isso minha gente, peço desculpas pelo texto gigantesco, mas eu tinha que passar isso para vocês de uma maneira que daria para entender melhor, mas acho que esqueci de citar a cima que muitos condicionadores tem petrolatos, então se você não quer que o seu cabelo estrague, da uma lida na matéria sobre o que é co-wash que eu fiz aqui n blog.

Espero que vocês tenham gostado da matéria, que eu tenha ajudado vocês com alguma coisa, que vocês possam passar a cuidar melhor do cabelo de vocês, como eu disse no começo do post, isso serve para todos os tipos de cabelo ok? Então é isso, compartilhem com seus amigos e amiga e comentem o que acharam desse post, uma mega beijo e até a proxima.

3 comentários:

  1. UAU! Sério isso? Gente, como assim eu nem fazia ideia. Bem na cara mesmo que eu não sou muito de cuidar dos cabelos kkkkkk nosa, vou começar a cuidar isso nos rótulos. Imagina estragar meu cabelo? Que sempre foi natural pra não estragar, socooooorro. ÓTIMO saber disso! Foi de muita ajuda. Obrigada!


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Há quase um mês eu me livrei de todos os petrolatos e iniciei o low poo, a diferença foi ENORME! Sinto meu cabelo mais saudável e aprendi a gostar do volume natural dele, além de que agora consigo manter ele mais "soltinho" e com aquela sensação de limpo por mais tempo (sempre tive problemas com oleosidade). Só amor, recomendo pra todo mundo <3

    Oh,Hello!

    ResponderExcluir